Dra. Mariana Gonçalves, cirurgiã de catarata
A cirurgia de catarata é usada para remover um cristalino opaco (a catarata) e substituí-lo por um lente intraocular (LIO). A nova lente fica dentro do olho do paciente, e não será trocada pelo resto de sua vida. Classicamente, esta cirurgia cumpre duas funções: reestabelecer a transparência necessária para uma boa visão, e secundariamente corrige o mais próximo possível do grau para longe do paciente. Com o desenvolvimento de melhores tecnologias e lentes o objetivo de ficar livre dos óculos após a cirurgia de catarata tem sido alcançado e com baixo índice de complicações.
Se você está considerando a cirurgia de catarata, é importante falar com sua oftalmologista sobre os possíveis riscos e benefícios. Sua oftalmologista pode determinar se a cirurgia é a melhor opção para você e qual a melhor lente a ser utilizada no seu caso.
Quais as causas da catarata?
A catarata, assim como o embranquecimento dos cabelos é geralmente causada pelo envelhecimento, que gradualmente opacificam o cristalino, dificultando a passagem da luz para a retina. Normalmente isso é um processo lento, quando se desenvolve de forma natural, porém pode ser de froma acelerada quando causada por: traumas, doenças como diabetes, uso de medicamentos, radiação ultravioleta, uso constante de corticóides e exposição a substâncias tóxicas.
Cirurgia de catarata no Brasil
No Brasil, a cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados e tem índices de sucesso muito altos. A cirurgia é realizada por oftalmologistas especializados, usando técnicas modernas e equipamentos de última geração. O custo da cirurgia varia de acordo com a técnica utilizada e o tipo de lente intraocular.
A cirurgia de catarata é feita a laser?
Raramente o laser é utilizado em algumas etapas da cirurgia, mas nunca em sua totalidade. Nenhuma máquina substitui a mão do cirurgião.
Mesmo quando o laser é utilizado em alguma etapa, a cirurgia também necessita de cortes pequenos na córnea para ser realizado. Não existe cirurgia de catarata 100% a laser e sem cortes.
Principais consequências da catarata
Não tratada, a catarata pode levar a uma perda severa da visão. Ela também pode dificultar o diagnóstico precoce de outros problemas oculares, como glaucoma, degeneração macular e outras alterações da retina, pois dificulta o exame de fundo do olho.
Como prevenir a catarata
Não existe prevenção completamente efetiva, visto que faz parte do envelhecimento natural do ser humano. Quem tiver uma longa certamente terá catarata, como os cabelos embranquecem. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir a velocidade de desenvolvimento de catarata, possibilitando postergar a necessidade de cirurgia. Estas medidas incluem o uso de óculos de sol adequados, evitar fumar, manter uma dieta equilibrada, peso saudável e exercícios físicos regulares.
Quando fazer uma cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é feita quando a catarata progride ao ponto em que a visão é significativamente afetada. Se você já passou dos cinquenta anos e está tendo problemas para enxergar, fale com sua oftalmologista para ver se a causa é realmente a catarata e se a cirurgia pode ajudar.
Como é realizada a cirurgia de catarata
A cirurgia de catarata é realizada por oftalmologista, em centro cirúrgico, com auxílio de microscópio, usando anestesia para bloquear a dor durante o procedimento. A cirurgia pode ser realizada com o paciente acordado ou sob sedação.
Para realizar a cirurgia, são feitos pequenos cortes na córnea, possibilitando chegar ao cristalino opaco (catarata), em seguida, é utilizado um equipamento chamado facoemulsificador para fragmentar e sugar a catarata. Após é colocado uma lente artificial para substituir o cristalino opaco. Toda cirurgia é realizada em um espaço muito pequeno e extremamente delicado, com a maior precisão e atenção.
Complicações possíveis ao realizar a cirurgia de catarata
Estas complicações podem incluir infecção, hemorragia, inflamação, deslocamento da lente artificial além de outras. Embora a cirurgia de catarata seja geralmente segura e bem-sucedida, como todas as cirurgias, existe o risco de complicações.
O que esperar depois de ser submetido à cirurgia de catarata?
Pode ocorrer algum inchaço e vermelhidão nas pálpebras, vermelhidão nos olhos e visão embaçada durante alguns dias após a cirurgia. Estes sintomas geralmente desaparecem em algumas semanas. Geralmente, o paciente não precisa de uma noite de hospitalização e pode retornar para casa logo após a cirurgia. O paciente deve seguir cuidados recomendados por sua oftalmologista para garantir que a recuperação seja bem-sucedida.
Conte com a Dra. Mariana Gonçalves
Com Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Especialização em Oftalmopediatria, Estrabismo e Catarata pela FMABC e pode ajudar você e sua família nos tratamentos adequados para alergia dos olhos e outros procedimentos oftalmológicos indicados, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado.
Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.