Especialidades

Glaucoma

Mulher mede pressão intraocular para verificar diagnóstico de glaucomaO glaucoma é uma doença ocular crônica que provoca danos ao nervo óptico, resultando na deterioração irreversível e silenciosa da visão.

Muitas vezes esta doença é provocada pelo aumento da pressão dentro do olho, a qual é conhecida como pressão intraocular. O glaucoma geralmente se desenvolve lentamente e de forma indolor. Em casos drásticos e raros, pode gerar intensa dor ocular com desenvolvimento rápido da piora visual. Em todos os casos se não tratado, o glaucoma leva à cegueira irreversível.

Quais os tipos de glaucomas?

Existem três principais tipos de glaucoma: o glaucoma de ângulo aberto, o glaucoma de ângulo fechado e o glaucoma de pressão normal.

O glaucoma de ângulo aberto é a forma mais comum. Esta forma de glaucoma é caracterizada por uma lenta e gradual deterioração do nervo óptico. É causada por uma diminuição na drenagem do líquido que preenche a parte anterior do olho e é geralmente tratada com colírios, medicamentos orais ou cirurgia.

O glaucoma de ângulo fechado é uma forma mais rara. Esta forma de glaucoma é caracterizada por uma rápida e abrupta deterioração do nervo óptico. É causada por uma obstrução súbida na circulação do líquido que preenche o olho e pode ser controlada com laseres ou cirurgia, além do auxílio de medicações orais e colírios.

O glaucoma de pressão normal é uma forma rara de glaucoma em que a pressão intraocular não está aumentada, apesar da lenta e gradual deterioração do nervo óptico. É geralmente tratada com medicamentos, cirurgia ou terapia laser.

Quais os sintomas do glaucoma?

de forma preocupante, em geral não há sintomas. Glaucoma é uma doença silenciosa, e somente em raros casos pode incluir dor de cabeça, dor ocular, visão embaçada ou turva e campos visuais reduzidos. Não aguarde notar qualquer um destes sintomas, é importante consultar regularmente um ofitalmologista para prevenção.

Diagnóstico do glaucoma

O diagnóstico do glaucoma geralmente envolve testes de pressão intraocular, testes de campo visual, tomografia de coerência óptica (OCT) e demais exames oculares. Estes testes são usados para avaliar o grau de dano ao nervo óptico e a evolução da doença, para determinar o melhor plano de tratamento para o paciente.

Tratamento do glaucoma

Os principais tratamentos para o glaucoma incluem medicamentos, cirurgia ou terapia a laser. O tratamento mais comum é o uso de colírios para reduzir a pressão intraocular. A cirurgia mais tradicional é realizada para criar uma via alternativa de drenagem de líquido dentro do olho e geralmente não é a primeira opção de tratamento. Laseres também podem ser utilizados para prevenção e tratamento.

 

Conte com a Dra. Mariana Gonçalves

Com Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Especialização em Oftalmopediatria, Estrabismo e Catarata pela FMABC e pode ajudar você e sua família nos tratamentos adequados para alergia dos olhos e outros procedimentos oftalmológicos indicados, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.