Como a diabetes afeta os olhos?
A diabetes pode afetar a visão de diversas maneiras. A principal delas é a retinopatia diabética, que é uma complicação ocular da diabetes. Ela ocorre quando os vasos sanguíneos da retina (parte do olho que recebe a informação visual do meio ambiente e a traduz em sinais para enviar ao cérebro via nervo óptico) sofrem entupimentos microscópicos e formam novos vasos sanguíneos frágeis e débeis. Estes vasos sanguíneos podem vazar com facilidade e com seu agravamento causam danos à retina. Esta complicação ocular pode levar à perda irreversível da visão. Outros efeitos da diabetes nos olhos incluem catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Tem como prevenir?
Sim, existem algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir a retinopatia diabética e outras complicações oculares relacionadas ao diabetes. É importante manter um bom controle da glicose no sangue para diminuir o risco de complicações. Quanto maior a gravidade e o tempo de evolução do diabetes, maior a chance de desenvolvimento de retinopatia diabética. O controle da pressão arterial também é importante, pois altos níveis de pressão arterial podem levar a danos à retina, o que contribui para a piora da saúde retiniana. Finalmente, visitas regulares ao oftalmologista são fundamentais para monitorar possíveis complicações oculares relacionadas à diabetes e tratar o mais precocemente possível.
Quais os sintomas da retinopatia diabética?
De forma traiçoeira e preocupante, a retinopatia diabética geralmente só dá sinais claros quando já em estado avançado.
Quando em estado avançado, pode apresentar:
- Visão de borrões ou manchas escuras.
- Visão reduzida.
- visão distorcida.
Quais as alterações visuais que uma pessoa com diabetes pode apresentar?
- Visão turva, embaçada ou desfocada que varia principalmente conforme a alimentação ou uso de insulina.
- Visão dupla de início repentino - procurar pronto socorro o mais rápido possível.
- Catarata de início precoce
Todo diabético vai ficar cego?
Não. Em geral, a retinopatia diabética demora anos para se estabelecer, e se agrava ao longo de muitos anos de descontrole glicêmico. Com o controle rigoroso do diabetes e tratamento apropriado, a maioria das pessoas diagnosticadas com diabetes pode retardar muito ou até mesmo evitar completamente o surgimento de retinopatia diabética, incluindo a cegueira.
O controle e a prevenção são sempre o melhor caminho.
Conte com a Dra. Mariana Gonçalves
Com Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Especialização em Oftalmopediatria, Estrabismo e Catarata pela FMABC e pode ajudar você e sua família nos tratamentos adequados para alergia dos olhos e outros procedimentos oftalmológicos indicados, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado.
Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.