Para muitas pessoas, é difícil de imaginar essa situação... Mas existem doenças oculares graves que precisam ser tratadas cirurgicamente, ainda nos primeiros dias de vida!
É o caso do glaucoma congênito, que provoca a elevação da pressão dos olhos em recém-nascidos, que ficam com as córneas azuladas e opacas, além de poder causar aumento de tamanho dos olhos, deixando-os desproporcionais, e levar à cegueira irreversível.
Para identificar precocemente essa doença, pais e pediatras devem sempre estar atentos a alterações nos olhos ou no comportamento visual da criança e procurar atendimento especializado a qualquer sinal de olhos vermelhos, lacrimejamento excessivo, dificuldade de abrir os olhos em ambientes iluminados, hábito de coçar, esfregar os olhos, olhos com coloração azulada ou leitosa.
Ainda que nenhum sinal de alerta seja identificado, todas as crianças, ao nascer, devem passar pelo teste do olhinho e por consulta oftalmológica de rotina até os 6 meses de idade, além de manter acompanhamento oftalmológico regular durante toda a infância!
Conte com a Dra. Mariana Gonçalves
Com Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Especialização em Oftalmopediatria, Estrabismo e Catarata pela FMABC e pode ajudar você e sua família nos tratamentos adequados para alergia dos olhos e outros procedimentos oftalmológicos indicados, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado.
Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.