Seu filho coça muito os olhos?
Seu filho está coçando os olhos com frequência? Se sim, procure sua oftalmologista de confiança - apesar de ser muito comum em crianças, a causa da coceira deve ser sempre investigada e tratada o mais rapidamente possível. A coceira nos olhos é causada por uma variedade de fatores como alergias, "grau" nos olhos e infecções.
A maior causa de coceira ocular em crianças é por causa de alergias. Alergias a ácaros, poeira, animais de estimação, alimentos ou até mesmo os poluentes do ar podem provocar coceira nos olhos. Pode ser difícil identificar a causa da irritação. Este tipo de coceira geralmente é acompanhada por outros sintomas alérgicos, como espirros ou nariz entupido é recomendável um tratamento inclusive com outras especialidades médicas como: otorrinolaringologia e alergologia. Para aliviar os sintomas, podem ser prescritos: lágrimas artificiais, colírios antialérgicos, colírios com corticoesteróides e anti-histamínicos via oral.
Crianças com estrabismo podem apresentar a coceira frequente dos olhos como primeiro sintoma. O desvio ocular pode ser extremamente discreto, imperceptível para a maior parte das pessoas no dia-a-dia, porém causar grandes consequências, como piora irreversível da visão de um dos olhos.
Crianças podem coçar frequentemente os olhos, também, como resposta a "grau" nos olhos que impossibilite a visão nítida. Nesse caso, coçam os olhos frequentemente na tentativa em vão de focalizar melhor a visão.
Também é possível que a coceira nos olhos seja causada por conjuntivite. São geralmente são acompanhadas de vermelhidão, inchaço periocular, secreção e ardor nos olhos. Se a coceira é acompanhada destes sintomas, não leve a criança ao convívio de outras, pois é uma causa altamente transmissível e procure consultar sua oftalmologista o mais rápido possível.
Uma causa que se assemelha muito aos sintomas de conjuntivite é a blefarite, condição muito comum de coceira ocular acompanhada por vermelhidão, inchaço periocular, secreção e ardor nos olhos, mas que não é transmissível. A diferenciação entre esssas duas patologias deve ser feita em por sua médica oftalmologista.
O ato de coçar os olhos com frequência pode causar micro machucados na córnea (parte da frente do olho), causando lacrimejamento, olhos vermelhos e grande incômodo sob luz solar forte ou vento. Para ajudar com essa condição, podem ser utilizados óculos de sol,colírios lubrificantes e compressas frias na região dos olhos. Mas o objetivo principal é cessar a coceira, o mais rapido possível, pois pode provocar consequências graves a longo prazo, como o desenvolvimento de ceratocone - doença que pode evoluir para transplante de córnea. Procure se consultar com sua oftalmologista para obter o diagnóstico e tratamento adequados.
Conte com a Dra. Mariana Gonçalves
Com Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Especialização em Oftalmopediatria, Estrabismo e Catarata pela FMABC e pode ajudar você e sua família nos tratamentos adequados para alergia dos olhos e outros procedimentos oftalmológicos indicados, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado.
Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.