Leite humano e saúde ocular

Dez 21

Colocar leite humano nos olhos dos recém-nascidos não trata doenças oftalmológicas Passar leite humano no olho do bebê era uma prática comum na época das nossas avós e bisavós.

Apesar de ser valioso em termos nutricionais e conter propriedades benéficas para o sistema imunológico, não há evidências científicas sólidas que comprovem que a aplicação do leite pode auxiliar no tratamento de doenças oftalmológicas. Os olhinhos dos bebês são muito sensíveis e devem ser cuidados apenas por profissionais capacitados. As doenças oftalmológicas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo infecções, distúrbios genéticos, problemas de desenvolvimento ou lesões. Apenas um médico oftalmologista é apto para diagnosticar e definir o tratamento mais apropriado.

Mas, afinal, o que fazer em casos de conjuntivite neonatal?

Leite humano e saúde ocularA conjuntivite neonatal pode ser de origem bacteriana, química ou viral.

Os sintomas incluem secreção purulenta e inchaço das pálpebras.

O uso de água boricada para limpar os olhos, como se fazia antigamente, não é mais indicado devido ao risco de intoxicação pelo ácido bórico.

O soro fisiológico também não deve ser usado devido ao risco de irritação ocular.

Para limpar os olhinhos e aliviar o incômodo, o mais recomendado é o uso de compressas de água mineral em gazes individuais, macias e que não soltem fiapos.

A limpeza dos olhos é aliada no tratamento de todos os tipos de conjuntivite, mas é essencial que um médico oftalmologista seja consultado.

      

“O uso de água boricada para limpar os olhos, como se fazia antigamente, não é mais indicado devido ao risco de intoxicação pelo ácido bórico.

 

 Extraído de Visão Em Foco: CBO em Revista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia