A oftalmopediatria é um ramo da oftalmologia que se dedica à saúde ocular infantil e se preocupa com patologias específicas relacionadas à visão infantil, como o desenvolvimento de ambliopia (olho preguiçoso), glaucoma infantil, cataratas congênitas, além de tratar patologias que acometem a criança e que a acompanham durante toda a vida como: anormalidades da refração, conjuntivite atópica e estrabismo.
As oftalmopediatras são especializadas em diagnóstico e tratamento de doenças oculares em crianças, desde o nascimento até a adolescência e são treinados para avaliar fatores como a saúde ocular, o desenvolvimento visual e sua relação com o desenvolvimento neuropsicomotor no decorrer da infância. É uma área de decisiva para a saúde ocular das crianças.
Essas especialistas podem realizar vários exames para diagnosticar e tratar problemas oculares, como exames de acuidade visual, exames oftalmológicos, exames de fundo de olho, exames de refração, teste ortóptico, dentre outros.
O tratamento pode incluir colírios, oclusão ocular (tampão), cirurgia ocular, lentes de contato ou óculos. O tratamento depende da doença.
É recomendado, que, além do exame "teste do olhinho" realizado no recém nascido ainda na maternidade, os bebês sejam avaliados pelo oftalmopediatra entre seis meses a um ano de vida. Depois disso, a criança deve passar por exames oftalmológicos regulares idelamente anuais ou até mesmo semestrais.
As consultas à oftalmopediatra devem ser adiantadas caso a criança apresente algum sintoma visual, como problemas de leitura, dificuldade de aprendizado, piscar frequentemente, relatar dificuldades em enxergar ou dor de cabeça frequente.
Os exames que são realizados dependem da idade da criança, do histórico médico e dos sintomas. Os exames mais comuns incluem exames de acuidade visual, exames oftalmológicos, exames de fundo de olho, exames de refração e teste ortóptico.
Os sinais e sintomas mais comuns que podem indicar a presença de problemas de visão em crianças são:
- Olhos que parecem estar “perdidos” com aparência de tortos;
- Olhos que lacrimejam muito ou ficam vermelhos;
- Sentir dor ao redor dos olhos;
- Visão turva ou embaçada;
- Dificuldade em focar;
- Dificuldade em seguir os objetos com os olhos;
- Fadiga ou dores de cabeça durante ou depois da leitura.
Um check-up ocular anual é o mínimo recomendado para assegurar que o desenvolvimento visual da criança esteja ocorrendo normalmente e de forma saudável. A oftalmopediatria tem como objetivo detectar precocemente problemas de visão nas crianças e tratá-los antes que eles possam causar danos permanentes.
É importante os pais procurarem um oftalmopediatra assim que notarem qualquer alteração na saúde dos olhos ou o desenvolvimento visual de seus filhos, esta medida pode ser um caminho capaz de garantir o desenvolvimento saudável e natural dos olhos dos seus filhos.
Lembrando que estes profissionais são treinados para precocemente descobrir e solucionar problemas visuais em crianças e adolescentes, evitando danos irreversíveis e permanentes.
Conte com a Dra. Mariana Gonçalves
Com Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Especialização em Oftalmopediatria, Estrabismo e Catarata pela FMABC e pode ajudar você e sua família nos tratamentos adequados para alergia dos olhos e outros procedimentos oftalmológicos indicados, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado.
Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.