Mai 05

Usar cosméticos pode ajudar a melhorar a aparência, mas também pode trazer problemas para os olhos. O seu uso inadequado pode causar problemas oculares como irritação, alergias, infecções e outros problemas visuais.

Produtos de maquiagem, como o rímel, pó facial, sombra, base e corretivo, podem conter produtos químicos que podem irritar os olhos e a área ao redor. Além disso, a maquiagem pode obstruir os poros presentes nas pálpebras (na chamada linha d'água)  e impedir a correta saída dos óleos produzidos naturalmente nas raízes dos cílios, o que prejudica a lubrificação dos olhos, levando a irritações oculares recorrentes, olhos vermelhos, coceira,  lacrimejamento, visão embaçada, hordéolos (terçol), alergias, blefarite e outros danos aos olhos. Ocorrendo estes sintomas é importante interromper o uso do cosmético e procurar atendimento médico.

Em sua maioria, os produtos cosméticos são seguros para uso nos olhos, mas alguns produtos de origem duvidosa podem conter produtos químicos tóxicos como álcool, fragrâncias, conservantes e corantes artificiais que podem causar danos e problemas significativos para os olhos, podendo levar, inclusive, à cegueira. 

Alguns cosméticos também contêm ingredientes que podem bloquear as glândulas que lubrificam os olhos.

Além disso, é importante seguir as instruções de uso de cosméticos. Não use produtos que não foram feitos para uso nos olhos. Se você estiver usando maquiagem, remova cuidadosamente a maquiagem antes de dormir para evitar irritação ou infecções. Não basta somente passar um algodão limpo, deve-se retirar com demaquilante apropriado para a área dos olhos e, após, remover o demaquilante, lavando as pálpebras e raízes dos cílios com shampoo de bebê neutro ou outro produto adequado para uso na região ocular.

Algumas pessoas desenvolvem alergias aos cosméticos ou são sensíveis a certos ingredientes. Estas alergias podem causar vermelhidão, coceira, inchaço nas pálpebras e na parte branca dos olhos.

Para evitar problemas oculares, é importante usar os cosméticos adequadamente. Sempre lave as mãos antes de aplicar qualquer produto e siga as instruções de uso dos produtos.

Nunca use os cosméticos que pertença a outra pessoa, pois isso pode levar a infecções.

Cuidado ao utilizar produtos capilares (como pomadas modeladoras) que podem escorrer aos olhos entrar no chuveiro ou em dias muito quentes, pois podem causar danos graves aos olhos. Lesões podem ocorrer até mesmo se passar as mãos nos cabelos com o produto e em sequência coçar os olhos.

Lembre-se que os produtos cosméticos devem ser descartados conforme o recomendado na embalagem, geralmente após três a seis meses de uso, para evitar a contaminação do material. Atente-se para o consumo consciente dos cosméticos em geral, já que a maior parte das pessoas utiliza somente pequena quantidade destes, antes que expirem praticamente intactos.

Finalmente, lembre-se de que problemas oculares sérios podem ser causados por cosméticos. Se você desenvolver sintomas oculares após usar um produto, interrompa o uso imediatamente e procure atendimento de sua oftalmologista.

 

Conte com a Dra. Mariana Gonçalves

Com Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Especialização em Oftalmopediatria, Estrabismo e Catarata pela FMABC e pode ajudar você e sua família nos tratamentos adequados para alergia dos olhos e outros procedimentos oftalmológicos indicados, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.