Dez 08

As crianças com baixa visão podem encontrar dificuldades para executar as tarefas do dia a dia. Nesta situação, o mais importante é buscar meios de proporcionar qualidade de vida, bem-estar e autonomia à criança. Com o avanço da tecnologia, foram criados auxílios ópticos que são bastante usados no ambiente escolar e em casa.

Crianças com baixa visão são as que têm problema visual devido à doença congênita ou adquirida. Elas conseguem enxergar, mas muito menos que outras pessoas, e a sua visão não melhora com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. A grande maioria das crianças com baixa visão pode frequentar escola comum, mas é importante que os professores recebam informações e orientações sobre o problema visual da criança, suas dificuldades e de quais adaptações elas necessitam, por exemplo, o uso de auxílios ópticos.

Os auxílios ópticos são prescritos pelo médico oftalmologista e específicos para cada pessoa, dependendo da necessidade e da possibilidade de cada um.

Eles são equipamentos ou instrumentos que ajudam a criança com baixa visão a melhorar sua visão residual. A dificuldade para enxergar pode afetar muito a aprendizagem da criança na escola. Afinal, se a criança tem dificuldade para ler, isso com certeza vai atrapalhar o entendimento e absorção dos conteúdos.

Portanto, o uso de auxílios ópticos também possibilita melhor desempenho escolar.

Os recursos ópticos podem ser óculos especiais, lupas e telelupas.

Óculos especiais

Os óculos especiais são feitos com lentes de grande aumento que servem para melhorar a visão de perto. Para o seu uso, é necessário que o objeto de leitura, como o livro ou celular, fique bem próximo dos olhos. Como não há necessidade de segurar os óculos, sua grande vantagem é manter as mãos livres para manusear os objetos.

Lupas

Podem ser manuais ou de apoio. São muito úteis para aumentar o material de leitura.

As lupas manuais possuem uma lente capaz de aumentar muitas vezes o objeto de leitura. A pessoa precisa segurá-la enquanto realiza a atividade.

As lupas de apoio, como o nome mesmo diz, são aquelas que permanecem apoiadas sobre o objeto que está sendo observado. Alguns modelos contam com luzes acopladas para facilitar ainda mais a visão.

Telelupas

As telelupas ampliam imagens distantes e podem ser usadas acopladas aos óculos ou manipuladas com as mãos. É uma boa opção para crianças em idade escolar que têm dificuldade para ler a distância, já que possibilitam melhor visibilidade da lousa.

“Algumas crianças poderão precisar apenas de um auxílio óptico, enquanto outras necessitarão de uma combinação deles.”

“Algumas crianças poderão precisar apenas de um auxílio óptico, enquanto outras necessitarão de uma combinação deles.”Algumas crianças poderão precisar apenas de um auxílio óptico, enquanto outras necessitarão de uma combinação deles. O médico oftalmologista sempre irá orientar a forma mais eficiente de usá-los, mostrando as vantagens e limitações de cada dispositivo utilizado.

Existem diversas causas que podem resultar em baixa visão em crianças. O acompanhamento oftalmológico regular é fundamental para prevenção, diagnóstico precoce de doenças graves, início imediato de tratamentos e, quando necessário, indicação de auxílios ópticos.

 

 

 

 

 

 

 

 Extraído do Portal do CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia